Engana-se quem acha que Singed é um cientista louco obscuro. A perversidade do campeão é conhecida por toda a Runeterra, ainda que sua história comece em Piltover. Desde criança, ele demonstrava uma grande inteligência e curiosidade, especialmente para os estudos envolvendo as ciências biológicas. Seu talento era tão notável que não foi preciso muito esforço para que ele conseguisse entrar na Universidade de Piltover, onde seu imenso talento foi rapidamente reconhecido.
Entretanto, ainda que suas pesquisas fossem revolucionárias, Piltover deu pouco valor para suas descobertas em ciências naturais, uma vez que estavam mais interessados nos avanços tecnológicos e mágicos da inovação Hextech. Mas Singed tinha total desprezo pela magia, acreditando que as artes arcanas eram um recurso para aqueles que não eram capazes de decodificar a natureza.
Por isso, o brilhante cientista virou suas costas para esses avanços de Piltover, se debruçando sobre os estudos alquímicos e todo o potencial da química. Porém, mesmo encontrando resultados grandiosos em seus experimentos, Singed foi ridicularizado pelos seus companheiros, que menosprezavam tudo que não fosse tecnologia Hextech.